Uma semana inteira de Ciência

As ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia têm o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas

Levar o conhecimento à população de que muitas das soluções do dia a dia são fruto da ciência não tem sido uma missão simples. Para ajudar nesse desafio acontece anualmente uma série de atividades que, de alguma maneira, traz a ciência para o centro das atenções.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma destas estratégias. Ação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) a SNCT está em sua 16ª edição e ocorre todo mês de outubro, considerado o Mês das Ciências no Brasil. Com atividades coordenadas pelo Ministério, as ações têm o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

A partir da edição de 2019, a Semana também trouxe o caráter da popularização da ciência como foco. O ministro do MCTIC, Marcos Pontes, defendeu à EBC que o papel da Semana é desmistificar a ciência como “algo relacionado a um pesquisador de jaleco branco que ninguém entende e não dialoga com as pessoas”.

Com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, a SNCT tem realizado diversas atividades como palestras, entrevistas, experimentos, que fomentem desenvolvimento social e apresentem o impacto da pesquisa científica no dia a dia dos brasileiros.